Gerenciamento de anúncios de pesquisa pagos

Gerenciamento de anúncios de pesquisa pagos

Anúncios do Google, anúncios do YouTube, anúncios da Amazon, anúncios do Bing e muito mais

  • Quando as empresas começam a gastar em pesquisa paga antes de entender as nuances desse canal, elas podem rapidamente se envolver em problemas.
  • A maioria das campanhas de pesquisa paga são precificadas de acordo com um modelo de pagamento por clique (PPC), o que significa que as empresas pagam pelos anúncios quando geram cliques. Os preços são baseados em lances competitivos para determinadas palavras-chave.
  • O destino mais comum para pesquisa paga é o Google, facilitando a configuração e o lançamento de sua própria campanha de pesquisa paga (embora outras plataformas de pesquisa, como o Bing, também sejam opções dignas de consideração).

O marketing de busca paga pode estar entre os canais de marketing online mais antigos, mas não assuma que sua idade se traduz em simplicidade. Embora a pesquisa paga tenha uma longa história, esse canal de marketing pode ser caro sem o desenvolvimento e o gerenciamento adequados da campanha.

Quando as empresas começam a gastar em pesquisa paga antes de entender as nuances desse canal, elas podem rapidamente se envolver em problemas. Veja a seguir os fundamentos do marketing de pesquisa paga, juntamente com algumas ferramentas e práticas recomendadas que podem ajudar você a otimizar o gerenciamento de sua campanha.

O que é marketing de busca pago?

Se você estiver familiarizado com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), que visa maximizar a visibilidade por meio de resultados de pesquisa orgânica, pense na pesquisa paga como a outra metade de sua estratégia de marketing de pesquisa. O marketing de pesquisa pago é a prática de comprar espaço de anúncio em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa relevantes (SERPs).

A pesquisa paga abrange vários formatos, incluindo:

  • Listagens de pesquisa tradicionais
  • Anúncios gráficos
  • Anúncios para celular
  • Anúncios de mídia social
  • Anúncios nativos
  • Anúncios do Google Shopping

A maioria das campanhas de pesquisa paga são precificadas de acordo com um modelo de pagamento por clique (PPC), o que significa que as empresas pagam pelos anúncios quando geram cliques. Os preços são baseados em lances competitivos para determinadas palavras-chave — quanto mais concorrência você enfrentar por uma palavra-chave, mais você terá que pagar por clique de referência bem-sucedido.

O que é pesquisa paga?

Se você deseja levar sua empresa para o próximo nível, as campanhas de pesquisa do Google Ads podem ser muito úteis para você. Os anúncios de pesquisa permitem que você exiba a listagem de seu site na parte superior dos resultados de pesquisa e direcione mais tráfego para seu site. Continue lendo para saber mais sobre a pesquisa paga e como você pode exibir anúncios da Rede de Pesquisa usando o Google Ads.

Quando você digita algo no Google, é apresentada uma lista de resultados na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Aqui, você vê resultados orgânicos e resultados pagos.

Os resultados da pesquisa paga aparecem na parte superior da SERP e apresentam uma pequena caixa verde com a palavra ‘Anúncio’. Para começar a exibir anúncios da Rede de Pesquisa e direcionar o tráfego para seu website, inscreva-se em uma conta do Google Ads. Você só será cobrado quando alguém clicar em seu anúncio e for redirecionado para seu site.

entro do Google Ads, você pode acessar o Planejador de palavras-chave do Google, que é uma ferramenta que ajuda a identificar as melhores palavras-chave a serem utilizadas. Ao decidir quais termos de pesquisa você deseja segmentar, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Se é relevante para o seu público
  • Se é muito procurado

Em termos de preço, observe o volume de pesquisa estimado para suas palavras-chave e decida quanto você está disposto a gastar em cada palavra-chave. Quanto menor o volume de pesquisa de palavras-chave do Google, mais barato deve ser vencer um leilão e exibir seu anúncio no topo da SERP. Os preços exatos são determinados por quantas outras empresas estão oferecendo as mesmas palavras-chave.

Por fim, o Índice de qualidade do Google é uma métrica que ajuda a medir a qualidade do criativo do anúncio e sua relevância para as palavras-chave que você está segmentando. O Índice de qualidade é atribuído como um número entre 1 e 10 para cada palavra-chave, sendo a pontuação baseada em 3 fatores principais:

  • A qualidade das palavras-chave que você escolhe
  • Qual a relevância de suas palavras-chave para o criativo do anúncio
  • A experiência do usuário da sua página de destino

Essa pontuação tem enorme influência sobre o custo e a eficácia do seu marketing de pesquisa paga. Aprenda como melhorar seu índice de qualidade  com nosso guia prático .

O Google Ads facilita a configuração dos anúncios e o monitoramento dos resultados. Para começar a trabalhar, configure uma conta, identifique os termos de pesquisa que deseja segmentar, crie seu anúncio e defina seu orçamento diário de publicidade . É isso – você está feito!

Não se esqueça: o Google Ads é totalmente mensurável. Para avaliar o desempenho de seus anúncios, acompanhe seus números, incluindo:

  • Quantas pessoas veem seus anúncios
  • Quantos clicam no seu site
  • Quanta receita de vendas seu website está gerando com seus anúncios

A chave para executar uma campanha bem-sucedida do Google Ads é garantir que você alcance as pessoas certas, no momento certo. Ao mesmo tempo, tente estar entre os primeiros resultados, para que seu anúncio seja mais visível. Por fim, acompanhe seu retorno do investimento (ROI) e ajuste constantemente seus anúncios.

Siga estas etapas para configurar seu próximo anúncio pago da Rede de Pesquisa no Google Ads

Como criar uma campanha de marketing de pesquisa paga

As campanhas de pesquisa paga são criadas, lançadas e gerenciadas por meio da plataforma de pesquisa na qual você está executando sua campanha. O destino mais comum para pesquisa paga é o Google, que facilita a configuração e o lançamento de sua própria campanha de pesquisa paga – embora outras plataformas de pesquisa, principalmente o Bing , possam oferecer grande valor por si só e vale a pena considerar.

As etapas básicas para configurar uma campanha são as seguintes:

  1. Abra sua conta do Google Ads. Ou crie um novo, se necessário.
  2. Selecione “Nova campanha” e escolha sua meta. A meta que você escolher determinará os tipos de campanha e os recursos específicos que maximizarão seu desempenho.
  3. Escolha seu tipo de campanha. Se você selecionou uma meta na etapa anterior, serão exibidas as opções de campanha mais adequadas a essa meta. Caso contrário, você pode escolher entre:
    • Procurar
    • Tela
    • Vídeo
    • Compras
    • Descoberta
    • Aplicativo
    • Local
    • Inteligente
  4. Escolha suas configurações e configure seus grupos de anúncios para sua campanha. As decisões específicas que você tomar nesta etapa serão ditadas pelo tipo de campanha que você escolher.
  5. Crie seu anúncio. Novamente, os elementos que você precisará considerar variam de acordo com o tipo de anúncio que você selecionou. Para um anúncio de pesquisa baseado em texto, por exemplo, seu anúncio deve incluir texto de título, texto de descrição e outras configurações e recursos, juntamente com um URL de destino. Um anúncio de compras exigiria fotos do produto, uma descrição do produto e outras informações relevantes.
  6. Lance sua campanha. Depois de salvar o anúncio, defina seu orçamento e lance sua campanha.
  7. Monitore seus resultados. Use o Google Analytics para acompanhar o desempenho da campanha, incluindo seu ROI.

Melhores ferramentas para gerenciar uma campanha de pesquisa paga

A plataforma do Google Ads – ou qualquer plataforma de pesquisa que você escolher – possui análises e ferramentas integradas que ajudarão a gerar melhores resultados para suas campanhas de pesquisa paga. Mas ferramentas adicionais podem fornecer recursos que aumentam ainda mais o desempenho.

Entre essas ferramentas recomendadas estão as seguintes:

  • Editor de anúncios do Google: esta é uma ferramenta crucial para criar e gerenciar campanhas de pesquisa paga por meio da plataforma de publicidade do Google.
  • Classificador de desempenho do Google Ads: essa ferramenta de classificação simples avalia seu anúncio e identifica oportunidades para melhorar o anúncio e, em última análise, seu desempenho.
  • Planejador de palavras-chave do Google Ads: deseja alcançar o público certo e otimizar seus gastos com pesquisa paga? O Planejador de palavras-chave ajudará você a identificar as melhores palavras-chave para segmentar por meio de suas campanhas.
  • CallRail: Desde sua capacidade de rastrear referências de pesquisa paga de entrada até as ferramentas poderosas que ajudam a identificar novas oportunidades de palavras-chave e melhorar sua estratégia de marketing de mecanismo de pesquisa, o CallRail preenche uma lacuna crucial em seus dados de marketing.
  • Kit de ferramentas de publicidade PPC da SEMrush: essa ferramenta ajuda você a planejar, analisar e melhorar qualquer campanha de pesquisa paga em execução na rede do Google.
  • Planilha de orçamento de PPC da CallRail: Equilibrar os custos da pesquisa paga em relação ao seu ROI potencial é importante quando você está tentando criar um novo valor para o seu negócio. Nossa planilha de orçamento de PPC pode te ajudar a planejar seus gastos e retorno esperado.

Práticas recomendadas para um melhor desempenho de pesquisa paga

À medida que você ganha experiência com marketing de pesquisa paga, sua empresa obtém insights que aprimoram sua estratégia geral e melhoram o desempenho de sua campanha. Mas você pode acelerar a curva de aprendizado implementando essas práticas recomendadas desde o início:

  • Segmente palavras-chave de cauda longa. Palavras-chave amplas tendem a ter um preço alto. As palavras-chave de cauda longa podem ajudar você a reduzir a concorrência de palavras-chave e o custo geral do lance, melhorando potencialmente a relevância do público-alvo.
  • Emprestar estratégias de seus concorrentes. Se você perceber que seus concorrentes estão segmentando determinadas palavras-chave – ou até mesmo usando promoção paga para exibir seus anúncios no topo das pesquisas de sua marca – você pode se beneficiar de combinar os movimentos deles. SEMrush e Ahrefs são duas ferramentas populares para realizar análises de concorrentes.
  • Sempre teste. Testes e experimentações A/B podem ajudar você a identificar quais elementos estão funcionando melhor em suas campanhas e o que você pode melhorar. Se você não está testando, você não está estabelecendo uma base para melhorar. O Google Ads oferece ferramentas de experimentos de campanha que podem ser usadas para realizar testes A/B e refinar sua estratégia de anúncios.
  • Não use os mesmos recursos visuais para campanhas para dispositivos móveis e computadores. O que funciona melhor em dispositivos móveis raramente funciona melhor em desktops e vice-versa. Um pouco de esforço extra na criação de ativos exclusivos fará a diferença no seu desempenho.
  • Acesse suas buyer personas para ver quais canais de anúncios oferecem o melhor acesso. Entre Google, Bing e outras redes de pesquisa, seu público-alvo pode ser mais fácil de segmentar por meio de uma rede em vez de outra. Se o seu público está online e ativo através do LinkedIn, por exemplo, por que desperdiçar dinheiro na rede de anúncios do Facebook? Uma análise das suas buyer personas pode te ajudar a identificar as melhores oportunidades para atingir seu público-alvo.
  • Experimente com mecanismos de pesquisa além do Google. Os anúncios do Bing , por exemplo, podem oferecer melhor valor para determinadas campanhas devido à redução da concorrência de palavras-chave ou maior sucesso em alcançar um público-alvo.
  • Use ferramentas complementares para identificar novas oportunidades de segmentação de pesquisa paga. Por meio dos Destaques de chamadas do CallRail, por exemplo, você pode usar conversas com chamadores de entrada para identificar automaticamente palavras-chave em potencial a serem incorporadas à sua lista de palavras-chave .

Obtenha o melhor retorno para seus investimentos

Esteja você promovendo sua agência ou ajudando seus clientes a obter melhores resultados, a pesquisa paga é uma excelente oportunidade para gerar referências para sua empresa. Mas o sucesso depende de sua atenção aos detalhes ao criar e gerenciar campanhas de PPC.

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